APAE atua no município há 32 anos

Atuante em Nova Hartz desde a emancipação da cidade, o trabalho da APAE gira em torno da garantia dos direitos para pessoas com deficiência, além de sua habilitação e inserção na sociedade. A associação, que conta com o trabalho voluntário da diretoria, dispõe também de profissionais especializados remunerados para atender os alunos e suas famílias: a equipe de apoio conta com fisioterapeuta, psicóloga e assistente social. Quem procura os serviços da APAE é acolhido por estes profissionais, que fazem o mapeamento das necessidades do núcleo familiar e direcionam os PCDs para os atendimentos prestados na entidade. A associação atende cerca de 35 alunos de todas as faixas etárias, sendo 10 deles atendidos somente pela fisioterapeuta. Os demais alunos participam de oficinas, que lhes oportunizam a participação nas mais variadas atividades voltadas à socialização, à integração e à melhoria da qualidade de vida. Pessoas que exercem os serviços gerais e cozinheiros também estão à disposição da entidade.

 De acordo com Carmen Machado, Coordenadora do Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos, as oficinas oferecidas pela entidade correspondem à necessidade do aluno, envolvendo atividades de artes, música e dança. “As oficinas são realizadas respeitando as diferenças e especificidades de cada indivíduo, visando torná-los cidadãos conscientes e agentes transformadores de sua realidade”. 

 Além da parceria firmada com a Prefeitura, a APAE recebe um repasse mensal direcionado para a folha de pagamento dos profissionais que atendem às necessidades especiais dos alunos, mas todas as reformas feitas na sede são com recursos próprios. “Realizamos várias reformas, todas através de promoções, apoio do voluntariado, doações da comunidade, Nota Fiscal Gaúcha e projeto do Tri-Legal” explica a coordenadora administrativa da APAE, Roberta Possamai.  A comunidade pode apoiar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de diversas formas: oferecendo trabalhando voluntário, fazendo doações de materiais para as oficinas realizadas ou aderindo ao Programa Nota Fiscal Gaúcha e indicar a entidade na hora da compra.

 

Publicado no dia 19/04/2021.